Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O diário de bordo e suas potencialidades pedagógicas

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA; Volume: 15; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14393/ouv24-v15n1a2019-7

ISSN

1983-1005

Autores

Lucas Larcher,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Este artigo tem como objetivo reconhecer e explicitar algumas das possíveis potencialidades pedagógicas trazidas pela elaboração de diários de bordo em situações de criação e de ensino-aprendizagem no âmbito das Artes, em especial das Artes Cênicas. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre o diário de bordo, que apontou para a identificação deste como uma espécie de criação de natureza diversa a do processo artístico documentado, como um catalisador para as constantes (re)criações do sujeito – artista e autor -, fazendo-o refletir a partir de suas experiências, como um instrumento de avaliação, permitindo orientações e acompanhamento de percursos, e como uma fonte para pesquisas e/ou práticas pedagógicas. Aspectos estes que colaboram para o entendimento de que a criação de uma obra artística e/ou o ensino-aprendizagem em Artes se configuram como uma complexa trama que entrelaça a Arte e a Educação.

Referência(s)