Artigo Revisado por pares

A PSICOMOTRICIDADE COMO ALICERCE NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 5; Issue: 6 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Maria Aparecida Rodrigues Freire, Marlene Soares Freire Germano,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

O presente artigo tem como objetivo destacar a necessidade do desenvolvimento psicomotor da crianca para promover a aprendizagem da leitura e da escrita. O estudo de natureza qualitativa buscou embasamento na pesquisa bibliografica por meio de analise e dialogo das diversas literaturas que abordam o tema. A psicomotricidade e um dos pilares essenciais e indispensaveis ao desenvolvimento global e uniforme da crianca, tornando-se importantissima no trabalho de aprendizagem, uma vez que ao explorar o meio em que vive, a crianca faz uso de habilidades senso-percepto-motoras, elemento central da abordagem psicomotora para construcao de sua interacao, aprendizagem, personalidade, fatores altamente determinantes na estruturacao do ser e suas relacoes psicossociais. O processo de aprendizagem se da de forma especifica e diferente, pois cada um elabora suas percepcoes de acordo com seu universo existencial, porem, acrianca, durante o processo de aprendizagem da leitura e da escrita, precisa de um ambiente estimulador que sirva de suporte para o seu desenvolvimento uma vez que seu corpo ja se encontra estruturado e bem desenvolvido. A psicomotricidade, portanto, por desenvolver habilidades que permitem a crianca a situar-se no espaco e no tempo de forma ludica, faz-se imprescindivel no seu processo de desenvolvimento cognitivo.

Referência(s)