Artigo Revisado por pares

Contributos das vivências académicas, da integração social e do suporte social no bem-estar subjectivo de estudantes da universidade do algarve

2011; Volume: 3; Issue: 1 Linguagem: Inglês

ISSN

2603-5987

Autores

Susana Imaginário, Luís Sérgio Vieira,

Tópico(s)

Occupational Health and Burnout

Resumo

EnglishThe entry to higher education leads to a very significant emotional charge, especially to the students themselves. Generating positive feelings, such as joy and pride, while it is also capable of promote the expression of negative emotions, including anxiety and stress, the transition from high school to high education entails relevant cognitive and affective processes. Therefore, prospects are that the student's happiness manifestations are associated with a greater ability to adapt to the academic community. These efforts will presumably minimize the consequences caused by the expression of negative emotions, which can contribute to academic failure and school dropout. This paper aims to deepen the understanding about the contribution of academic experiences, social integration and social support in subjective well-being of high education' students. Using a sample of 339 students from the University of the Algarve we concluded that, beyond the predictor's role of the variables in study on subjective well-being, academics adjustment plays a mediating role in the relationship of social integration and social support on subjective well-being. portuguesO ingresso no ensino superior provoca uma carga emocional muito significativa, em especial, para os proprios estudantes. Gerador de sentimentos positivos, tais como a alegria e o orgulho, ao mesmo tempo que tambem e susceptivel de favorecer a expressao de emocoes negativas, nomeadamente a ansiedade e o stresse, a transicao do ensino secundario para o superior acarreta relevantes processos afectivos e cognitivos. Assim, pressupoe-se que as manifestacoes de felicidade dos estudantes estejam associadas a uma maior capacidade de adaptacao a comunidade academica. Estes esforcos irao, presumivelmente, minimizar as consequencias provocadas pela manifestacao das emocoes negativas, das quais se pode salientar o insucesso academico e o abandono escolar. O presente trabalho visa aprofundar o conhecimento sobre o contributo das vivencias academicas, da integracao e do suporte social, no bem-estar subjectivo de estudantes no ensino superior. Com recurso a uma amostra de 339 estudantes da Universidade do Algarve concluiu-se que, para alem do papel preditor das variaveis estudadas sobre o bem-estar subjectivo, o ajustamento academico desempenha um papel mediador na relacao da integracao e do suporte social sobre o bem-estar subjectivo.

Referência(s)