Sobreposição de unidades temporais: Os novos recursos musicais de Henry Cowell

2018; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Inglês

10.34018/2318-891x.6(1)47-66

ISSN

2318-891X

Autores

Ricardo Silva,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

Neste artigo, sera mostrado um breve panorama das teorias do compositor e teorico estadunidense Henry Cowell (1897-1965) presentes no seu livro New Musical Resources (1930), apresentando conceitos pioneiros ligados as sobreposicoes ritmicas que prenunciam algumas praticas do serialismo integral de meados do seculo XX. Serao apontados elementos analogos as tecnicas apresentadas por Cowell em duas pecas dos compositores Thomas Ades (1971-) e Beat Furrer (1954-), selecionadas como exemplificacao do repertorio do final do seculo XX e inicio do seculo XXI, perpassando algumas tendencias conceituais e abarcando as tres dimensoes de sobreposicoes temporais apontadas por Cowell.Superposition of temporal units: the new musical resources by Henry CowellAbstract: This article presents a brief overview of the theories of American composer and theorist Henry Cowell (1897-1965) from his book “New Musical Resources” (1930), presenting pioneering concepts linked to rhythmic overlays which foreshadows some practices of integral serialism from the mid-twentieth century. The article points out elements analogous to the techniques presented by Cowell in two works by composers Thomas Ades (1971-) and Beat Furrer (1954-), selected as exemplification of the repertoire of the late twentieth and early twenty-first century, spanning some conceptual tendencies and encompassing the three dimensions of temporal overlaps conceived by Cowell.https://doi.org/10.34018/2318-891X.6(1)47-66

Referência(s)