Artigo Revisado por pares

Território e paisagem a ambiguidade da apropriação da tradição moderna pela fotografia

2018; University of Porto; Issue: 4 Linguagem: Português

ISSN

2182-9748

Autores

Maria do Carmo Serén,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

: Tornou-se convencional considerar a paisagem no Ocidente como um efeito de um novo olhar saido da Modernidade (um individualismo renascentista que abandona o «olhar para o ceu» e os seus imaginarios Jardins do Paraiso e manifesta o «olhar para a terra», caracteristico das culturas mercantis modernas; uma pratica das Descobertas, com os seus mapas com indicacoes geograficas, botânicas e etnicas ou ainda, o culto dos jardins privados e publicos…) Porem, o olhar que cria a paisagem como uma entidade diferente do territorio mas a partir da observacao desse mesmo territorio, nao releva apenas de um novo olhar moderno, esta presente nas diversas representacoes civicas, (como emblemas das cidades), levanta-se em minuciosas iluminuras dos «Livros de Horas» e faz, indiscutivelmente parte do imaginario medieval. E esta pintura e representacao emblematica que norteia uma das orientacoes do olhar fotografico, motivando ainda a fotografia documental que representa a cidade ou o campo atraves de concepcoes que sao bandeira da sua representatividade e legitimidade. Acresce que a fotografia traz consigo a contaminacao da representacao do territorio, seja atraves do naturalismo e realismo ou da simulacao simbolica do olhar (Pictorialismo) ou da realidade construida da fotografia conceptual.

Referência(s)