
Construção e validação de vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo
2017; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 51; Linguagem: Português
10.1590/s1980-220x2016005603273
ISSN1980-220X
AutoresMarília Brito de Lima, Cristiana Brasil de Almeida Rebouças, Régia Christina Moura Barbosa Castro, Maria Aneuma Bastos Cipriano, Maria Vera Lúcia Moreira Leitão Cardoso, Paulo César de Almeida,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoRESUMO Objetivo: Construir e validar vídeo educativo para orientação de pais de crianças em cateterismo intermitente limpo. Método: Estudo metodológico, desenvolvido em duas etapas: construção e validação de vídeo com juízes expertises no período de março a dezembro de 2016. A construção da tecnologia teve como referencial teórico a Teoria de Adaptação. Para análise dos dados utilizou-se do índice de correlação intraclasse. Resultados: A primeira versão do vídeo foi composta por 12 minutos, a validação indicou a substituição de termos técnicos por linguagem coloquial, dinamismo nos diálogos e menção à lavagem das mãos antes de reunir o material. No que se refere à confiabilidade total, o coeficiente de correlação intraclasse para todas as categorias avaliadas obteve o valor de 0,768, considerado razoável. Na avaliação de clareza de linguagem, pertinência à prática e relevância teórica, os resultados foram 0,745, 0,771 e 0,777, respectivamente, considerados razoáveis, com p<0,0001. Conclusão: O vídeo educativo mostrou-se válido quanto à aparência e ao conteúdo, com potencial para mediar práticas educativas em contexto hospitalar e ambulatorial.
Referência(s)