
Um estudo da mulher no processo educativo medieval do século IX: reflexões sobre o Manual de Dhuoda
2018; UNIV. REGIONAL INTEGRADA DO ALTO URUGUAI E DAS MISSÕES; Volume: 52; Linguagem: Português
10.5007/2178-4582.2018.e55140
ISSN2178-4582
AutoresTerezinha Oliveira, Ana Paula dos Santos Viana,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoO objetivo desse artigo é refletir sobre o lugar da mulher no processo educativo medieval do século IX. Este estudo pauta-se no âmbito da história da educação e será feito segundo reflexões do Manual La educación cristiana de mi hijo, de Dhuoda (c. 800-843). A autora foi uma mãe nobre, de origem germânica, que viveu no período da dinastia carolíngia. A proposta é evidenciar, com o escrito dessa mulher ‘educadora’, o lugar do feminino na educação medieval do século IX. Ao prezar pela formação humana e intelectual de seu filho, Dhuoda redige o Manual fundamentando-se nos escritos clássicos de sua época. Nesse sentido, o propósito é evidenciar que neste período havia uma preocupação com a educação da criança e, no caso da nobreza, essa ‘função’ era feminina.
Referência(s)