
Atividade experimental para demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total
2013; UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL; Volume: 4; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26843/rencima.v4i1.562
ISSN2179-426X
AutoresCleci Teresinha Werner da Rosa, Álvaro Becker da Rosa, Luiz Marcelo Darroz, Denilson Tonetto da Silva,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoApresenta-se, neste trabalho, a construção de um equipamento didático para realização de uma atividade experimental que visa à demonstração dos fenômenos de reflexão, refração e reflexão total. Esse equipamento possibilita a ressignificação dos saberes e a aproximação dos conceitos estudados em sala de aula com as situações vivenciais dos estudantes. Constitui-se de um arranjo simples e de baixo custo que poderá ser reproduzido nas escolas de ensino fundamental e médio para despertar no estudante a curiosidade e o prazer pela Ciência. Nesse sentido, esse equipamento didático torna-se uma excelente alternativa para enriquecer as aulas de Física da educação básica, uma vez que proporciona situações em que os estudantes podem explorar as demonstrações práticas relacionadas à lei de Snell-Descartes, do ângulo limite e dos fenômenos reflexão total e refração, de forma prática e concreta.
Referência(s)