Artigo Acesso aberto Revisado por pares

D. Quixote contra os moinhos: um ensaio sobre o Movimento Escola Sem Partido

2019; FUNDAÇÃO CESGRANRIO; Volume: 27; Issue: 105 Linguagem: Português

10.1590/s0104-40362019002701549

ISSN

1809-4465

Autores

Tiago Ribeiro Santos, Gicele Maria Cervi,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Resumo Este ensaio serve-se das categorias “sagrado” e “profano” com o objetivo de analisar ideias motoras do Movimento Escola Sem Partido (MESP) que, como hipótese, procura instaurar uma visão de mundo escolar, apoiado em esquemas binários e convencionais de pensamento. Essas duas categorias procuram compreender como o MESP estabelece “deveres de condutas do professor” expressos em seu Projeto de Lei. Essa realidade político-educacional pode ser constituída de duas hipóteses: 1) pela construção social de um mundo heterônomo e virtualmente confuso e 2) pela atualização mítica de um tipo de professor “sagrado” que faria face ao mundo profano supostamente em questão. Estas sinalizam formas simbólicas de um passado cristalizado, constituindo aquilo que Bourdieu chamava de “paradigma de D. Quixote” – uma expressão subjetiva anacrônica à realidade objetiva. A realidade objetiva da educação é apresentada no último item do artigo, a partir de uma interpretação dramática onde tensões entre os valores “sagrado” e “profano” são entendidos como inerentes à condição social de professor.

Referência(s)