
Análise da alteração no valor limite do IRI na qualidade funcional em pistas de pouso e decolagem de aeroportos brasileiros
2019; UNIVERSIDADE DE FORTALEZA; Volume: 40; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5020/23180730.2019.8633
ISSN2318-0730
AutoresLucas Cavalcante de Almeida, Francisco Heber Lacerda de Oliveira, José Wémenson Rabelo Chaves,
Tópico(s)Concrete Corrosion and Durability
ResumoA irregularidade longitudinal de pavimentos rodoviários e aeroportuários, caracterizada no Brasil pelo IRI – International Roughness Index (Índice de Irregularidade Internacional), é um dos índices que permite a avaliação da serventia dos pavimentos. Considerando isso, este trabalho objetiva avaliar a irregularidade longitudinal nas pistas de pouso e decolagem dos aeroportos de João Pessoa, Recife, Salvador, Congonhas e Porto Alegre. Como resultado, devido à recente mudança no valor limite do IRI promovida pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), concluiu-se que a maioria das pistas de pousos e decolagens analisadas possuem valores de irregularidade longitudinal abaixo do nível considerado adequado.
Referência(s)