O fetiche do produto saudável: um estudo com telespectadores de TV no Brasil
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22409/ppgmc.v13i1.10051
ISSN2178-602X
Autores Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoEste artigo aborda o fetiche dos produtos saudáveis. Esses produtos costumam ser exibidos em programas de TV sobre saúde, que se tornaram comuns no Brasil. O texto apresenta estudo feito com 130 pessoas que “assistem” e que “não assistem” ao programa Bem Estar, da Rede Globo. O trabalho usou questionários. O objetivo do manuscrito é alertar que o conteúdo televisivo sobre saúde e bem-estar é compatível com o biopoder (técnica de poder que busca produzir corpos economicamente ativos). O manuscrito conclui que, na tentativa de atingir saúde plena, pessoas que assistem a programas de TV sobre saúde têm mais tendência a comprar produtos saudáveis, o que sugere que a TV influencia em hábitos de consumo da audiência.
Referência(s)