Percepção musical no ensino superior: Avaliação de métodos de rítmica sob a ótica da cognição musical
2018; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.34018/2318-891x.6(1)17-34
ISSN2318-891X
Autores Tópico(s)Diverse Music Education Insights
ResumoEste artigo sintetiza a avaliacao de quatro metodos de ritmica utilizados na graduacao em musica das universidades estaduais de Sao Paulo, sendo eles: Starer (1969), Hindemith (1988), Hall (2005) e Gramani (2013). Inicialmente, contextualizamos o objeto de pesquisa, apresentando questoes mais abrangentes a respeito da disciplina de Percepcao Musical. Entao, a luz de teorias e experimentos na area da cognicao musical, analisamos as formulacoes dos autores no decorrer de seus metodos, e avaliamos de que forma sao trabalhados elementos musicais como pulsacao, acento, metro, e o agrupamento de padroes ritmicos. Demonstramos que os metodos se encaixam em um modelo de treinamento auditivo, fornecendo materiais para a pratica repetida de solfejo de padroes ritmicos. Podemos concluir que os metodos avaliados nao trabalham a percepcao ritmica diretamente, pois nao levam o aluno a desenvolver os processos perceptivos da forma como eles ocorrem na escuta e pratica interpretativa real da musica. Music perception in higher education: Evaluation of rhythmic methods from the perspective of music cognition Abstract : This paper summarizes the evaluation of four rhythmic methods used in undergraduate music courses from the state universities of Sao Paulo: Starer (1969), Hindemith (1988), Hall (2005) and Gramani (2013). Initially, we present broader issues regarding the discipline of Ear Training. Then, in the light of theories and experiments in the field of music cognition, we analyze the authors' statements in the course of their methods, and evaluate how musical elements such as beat, accent, meter, and grouping are presented. We show that the methods fit into an ear training model, providing materials for repeated practice of solfege. We can conclude that the evaluated methods do not approach rhythmic perception directly, since they do not lead the student to develop perceptual processes in the way they occur in real listening and music performance. https://doi.org/10.34018/2318-891X.6(1)17-34
Referência(s)