Das escolas rurais às escolas urbanas: a institucionalização do ensino primário em Caarapó/MS (1921-1971)

2016; Volume: 6; Issue: 17 Linguagem: Português

ISSN

2237-258X

Autores

Juliana da Silva Monteiro, Maria do Carmo Brazil,

Tópico(s)

Rural Development and Agriculture

Resumo

O presente artigo tem como objetivo principal investigar o processo de institucionalizacao do ensino primario no interior do sul do antigo Mato Grosso, mais precisamente, no municipio de Caarapo, incidindo sobre o contexto das instalacoes de suas primeiras escolas rurais e urbanas, com suas configuracoes e os meandros das praticas socioculturais da regiao. Trata-se de um trabalho de natureza bibliografica, documental e memorialistica, ancorado nos aportes teoricos e metodologicos da Nova Historia Cultural e que se compromete em deslocar a atencao da historia dos grandes centros urbanos e dos grandes acontecimentos, para a reconstrucao da historia da educacao e historiografia do interior de um estado do Centro-Oeste do pais.

Referência(s)