Artigo Acesso aberto

Do Smurf ao ballet. A invenção da dança hip-hop

2019; University of Porto; Volume: 2; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21747/21843805/ta2n1a1

ISSN

2184-3805

Autores

Roberta Shapiro,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Como e que uma brincadeira de miudos, chamada smurfs, que chegou a Franca vinda dos Estados-Unidos no inicio dos anos 1980, progressivamente deu origem a um novo genero coreografico apelidado de danca hip-hop ? O artigo descreve essa transfiguracao: da conjugacao de diversos microprocessos descontextualizacao, organizacao, profissionalizacao, singularizacao, intelectualizacao) emerge o macroprocesso da artificacao dessa brincadeira. Varios dancarinos de hip-hop , na maioria filhos de empregados nos servicos e operarios imigrantes, formaram-se nos anos 1980-1990 nas convencoes de danca de palco erudita e organizaram-se em companhias. Foram subsidiados pelas autoridades publicas. Surgem aliancas entre uma multiplicidade de atores sociais: jovens hip-hoppers , trabalhadores sociais, funcionarios publicos, diretores de teatro, coreografos estabelecidos, jornalistas, etc. Estabeleceu-se um mundo da arte da danca hip-hop , precoce e relativamente estruturado, enquanto as competicoes em grande escala, sobre a forma de battles, so ganharam relevo desde os anos 2000. De forma paradoxal, existe uma interdependencia dinâmica entre estes dois setores, entre os quais circulam pessoas, valores, tecnicas e esteticas.

Referência(s)