
Gestão da criatividade e inovação em empresas organizadoras de eventos
2023; UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5585/podium.v12i2.20279
ISSN2316-932X
AutoresGildygleide Cruz de Brito Rêgo, Leilianne Michelle Trindade da Silva Barreto,
Tópico(s)Science and Science Education
ResumoObjetivo: O presente trabalho objetiva analisar a relação entre a gestão da criatividade e a gestão da inovação no processo de organização de eventos de natureza turística e seu reflexo sobre o turismo de eventos. Metodologia/Abordagem: Com uma abordagem qualitativa, a investigação aqui exposta se apresenta como um estudo de caso em que foram aplicados os Questionário Keys (Criatividade) e o Assessments da Inovação. Para além, a coleta foi complementada com a inserção da pesquisadora no âmbito organizacional, para a realização de observação não participante da rotina laboral. Originalidade/Relevância: As crises econômicas que emergem na sociedade de forma recorrente demandam por respostas criativas e úteis. No setor de turismo de eventos, mais do que nunca, torna-se imperativo pesquisar práticas organizacionais que resultem na efetivação de ideias criativas e inovadoras para a formatação de eventos com maior capacidade de readequação à uma nova dinâmica mundial, fortalecendo, assim, o turismo de eventos.Principais resultados: A presente pesquisa evidencia que a falta de alinhamento entre o processo criativo e a implementação de inovações provocam uma limitação de atuação do evento analisado sobre o turismo de eventos, de modo que todo o potencial apresentado pelo Carnatal poderia ser expandido com a aplicação de estratégias organizacionais que contemplem ações que sobre-excedam o processo criativo, mas que promovam a sua eficiente efetivação. Contribuições teóricas/metodológicas: O alinhamento das teorias sobre a criatividade e a inovação ao turismo de eventos como viés de desenvolvimento do setor.
Referência(s)