
Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê: uma proposta decolonial de educação
2019; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 5; Linguagem: Português
10.23899/relacult.v5i5.1489
ISSN2525-7870
Autores Tópico(s)Race, Identity, and Education in Brazil
ResumoO presente estudo tem por objetivo investigar os projetos educacionais desenvolvidos pelo bloco afro Ilê Aiyê, tendo em vista sua importância na valorização da cultura afro-brasileira, a fim de destacar as principais atividades artístico-pedagógicas desenvolvidas pelo Bloco Carnavalesco para a promoção do debate sobre as questões étnico-raciais. Para tanto, faz-se uma pesquisa histórica da trajetória do bloco em questão, desde a sua criação, em 1974, na cidade de Salvador, Bahia, depois pela sua consolidação enquanto instituição de ensino formal com projetos de cunho pedagógico até o alcance dos Projetos de Extensão Pedagógica – fruto das ideologias ali defendidas, a saber: Banda Erê, Escola Mãe Hilda, Escola Profissionalizante e os Cadernos de Educação.
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