Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Projeto de Extensão Pedagógica do Ilê Aiyê: uma proposta decolonial de educação

2019; Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura; Volume: 5; Linguagem: Português

10.23899/relacult.v5i5.1489

ISSN

2525-7870

Autores

Daniele Santos Santana,

Tópico(s)

Race, Identity, and Education in Brazil

Resumo

O presente estudo tem por objetivo investigar os projetos educacionais desenvolvidos pelo bloco afro Ilê Aiyê, tendo em vista sua importância na valorização da cultura afro-brasileira, a fim de destacar as principais atividades artístico-pedagógicas desenvolvidas pelo Bloco Carnavalesco para a promoção do debate sobre as questões étnico-raciais. Para tanto, faz-se uma pesquisa histórica da trajetória do bloco em questão, desde a sua criação, em 1974, na cidade de Salvador, Bahia, depois pela sua consolidação enquanto instituição de ensino formal com projetos de cunho pedagógico até o alcance dos Projetos de Extensão Pedagógica – fruto das ideologias ali defendidas, a saber: Banda Erê, Escola Mãe Hilda, Escola Profissionalizante e os Cadernos de Educação.

Referência(s)