Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Coprocessamento de pneus inservíveis na indústria cimenteira

2018; Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação (ASPHE); Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.35819/scientiatec.v5i2.3020

ISSN

2318-9584

Autores

Mariana Vasconcelos Ferreira de Araújo,

Tópico(s)

Tailings Management and Properties

Resumo

O pneu inservível é atrativo como combustível alternativo ao coque de petróleo e carvão mineral na indústria cimenteira devido ao seu elevado poder calorífico. A recuperação de energia contida nos resíduos contribui para a conservação de combustíveis fósseis não renováveis, reduzindo os custos de fabricação, pois os resíduos combustíveis são mais baratos do que qualquer combustível fóssil tradicional. A grande vantagem da utilização de pneus como resíduo combustível seria sua total destruição, em função das elevadas temperaturas de processo. As cinzas que seriam o resíduo resultante da queima são incorporadas ao cimento, em substituição a outras matérias-primas. Porém, o coprocessamento de pneus gera gases nocivos como monóxido de Carbono (CO), óxidos de enxofre (SOx), óxidos de nitrogênio (NOx), além de dioxinas e furanos. Neste trabalho, pretende-se identificar as normas para licenciamento da incineração ou coprocessamento de resíduos industriais, especificamente o pneu inservível, e os padrões para emissões de dioxinas e furanos no Brasil e no mundo. Além de identificar na literatura se o aumento da vida útil do pneu, que diminuiria a geração de pneus inservíveis, causa impactos em outras fases do seu ciclo de vida, inclusive na sua utilização como combustível.

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