Artigo Produção Nacional

Construindo o conhecimento: experiência, razão, entropia e aprendizagem

2018; Volume: 4; Linguagem: Português

ISSN

1982-1816

Autores

Élcio Nogueira,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Rosseau (1712 – 1778) intuiu que “nascemos sensiveis e desde nosso nascimento somos afetados de diversas maneiras pelos objetos que nos rodeiam”. O filosofo Immanuel Kant manifestou que “nenhum conhecimento precede a experiencia e e com esta que todo conhecimento se principia”. Tais conhecimentos foram corroborados pelo trabalho arduo de Jean Piaget e sua equipe, condensados no livro “Epistemologia Genetica”, onde Piaget aborda o desenvolvimento dos conhecimentos, ou seja, o da passagem de um conhecimento mais pobre para um saber mais rico (em compreensao e extensao). Piaget explicita que todo conhecimento resulta de interacoes que se produzem a meio caminho entre o sujeito e o objeto, e que dependem, portanto, dos dois ao mesmo tempo, e divide o desenvolvimento cognitivo, mental, em funcao de mecanismos que se encontram envolvidos em diferentes niveis. Piaget conclui que nao ha como efetuar o “salto” para um nivel mais elevado de conhecimento, sem que se passe por niveis, digamos, inferiores. Para os fisicos, mas nao apenas para eles, e necessario deixar claro que os organismos fisicos satisfazem as leis da fisica, e que satisfazem conceitos puramente mecânicos, quânticos e termodinâmicos. Conhecemos a tendencia estatistica de que a materia caminha para a desordem e esta relacionada com o principio geral da segunda lei da termodinâmica (entropia). O cerebro e um ente fisico e esta sujeito as leis da fisica, e conhecimento e uma coleta de informacoes obtidas atraves da experiencia ou atraves da razao pura. Para se colocar ordem nas informacoes que estao sendo coletadas pelo cerebro torna-se necessario realizar um trabalho de acordo com a segunda lei da termodinâmica, e este trabalho provem de uma fonte de energia util (mecânica), que satisfaz a primeira lei da termodinâmica. O rendimento escolar pode ser melhorado quando se entende como ocorre o processo de aquisicao de conhecimento. O educador pode intermediar o processo ensino-aprendizagem, mas nao pode executar o trabalho para o educando, uma vez que o processo de aprendizagem e algo que ocorre internamente, em funcao do trabalho executado pelo cerebro de alguma forma.

Referência(s)