A feira Livre como espaço de aprendizagem discente: um estudo exploratório com alunos do curso de educação do campo
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português
10.5216/rir.v15i2.58301
ISSN1807-9342
AutoresElis Regina da Costa, Maria J José da Silva, Ana Paula S Siqueira Naves, Mirione Jose Ferreira, Thaylla Poliana da Silva Girardi, Sebastião Duarte Abadio,
Tópico(s)Urban Development and Societal Issues
ResumoO trabalho apresenta uma análise interdisciplinar acerca da feira livre como elo entre a cidade e o campo sob a perspectiva de duas disciplinas do Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Psicologia da Educação I e Sociologia e Educação do campo. O trabalho de investigação foi realizado por alunos do 2° Período e docentes da Universidade Federal De Goiás, Regional Catalão. Para a coleta de dados, utilizou-se uma entrevista semi-estruturada e fotos. A análise dos dados foi realizada tendo por base duas subtemáticas, “A feira Livre como Espaço de Aprendizagem Humana”, conteúdo estudado dentro da disciplina Psicologia da Educação I e a “agricultura familiar e a feira livre do Bairro Ipanema como constitutivas da estrutura socioeconômica e político-ideológica da sociedade capitalista” na disciplina de Sociologia e Educação do Campo. Os resultados obtidos evidenciaram que a feira é rica em diversidade, conhecimento, colabora para a agricultura familiar e expressa a aprendizagem em seus diversos campos, individual, coletivo e cultural. Se caracteriza como uma relação entre campo e cidade essencial para ambos. A visita proporcionou aos alunos a oportunidade de vivenciarem a feira e sua luta, para construírem conhecimentos mais elaborados, significativos e a construção de uma visão critica e interdisciplinar das lutas pelo seu espaço na sociedade.
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