
Uma nova possibilidade de construção do conhecimento em Psicologia
2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5433/2236-6407.2019v10n1p237
ISSN2236-6407
AutoresLeonardo Santos de Souza, Cinthia de Sousa Noguchi, Lucas Bondezan Alvares,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO número de ligas acadêmicas, definidas como organizações estudantis sem fins lucrativos, vêm crescendo no Brasil. No entanto, têm operado muitas vezes de modo incoerente com os objetivos preconizados pelo tripé universitário: ensino, pesquisa e extensão, sendo motivo de críticas constantes quando implementadas sem um processo crítico-reflexivo. O presente relato visa apresentar a experiência da Liga Acadêmica de Psicologia da Saúde (LAPS) em uma universidade no interior do Estado de São Paulo, destacando as práticas realizadas, os desafios e relevância deste novo recurso na formação do futuro psicólogo. Foi possível identificar que a LAPS contribuiu para a população local por meio da educação em saúde e que seus os desafios estão especialmente voltados à pesquisa. Nesse sentido, são necessários investimentos em produção científica e nos órgãos de representatividade das ligas universitárias, uma vez que as mesmas estão se apresentando como importantes ferramentas para a qualificação do futuro profissional.
Referência(s)