Abordagens e ferramentas no ensino de tecnologias de informação em biblioteconomia
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44440
ISSN1981-0695
AutoresRoosewelt Lins, Mariana Viégas Guterres,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoAs bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias. Palavras-Chave: Ensino de Biblioteconomia. Gestão de Conteúdos na Web. Automação de Bibliotecas. Bibliotecas e Repositórios Digitais. Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10247/7864
Referência(s)