Abordagens e ferramentas no ensino de tecnologias de informação em biblioteconomia

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português

10.22478/ufpb.1981-0695.2019v14n1.44440

ISSN

1981-0695

Autores

Roosewelt Lins, Mariana Viégas Guterres,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

As bibliotecas como instituições sociais acompanham as mudanças da sociedade conectada, caracterizada pelos sistemas de informação, redes de comunicação e múltiplos dispositivos. Nessa perspectiva, pretende-se apresentar as atividades de uma pesquisa que tem com eixo norteador, debater os fundamentos teóricos e a inserção de tecnologias digitais no domínio da Biblioteconomia. Como estratégia teórica e metodológica realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental e um estudo exploratório sobre os principais sistemas de informação em bibliotecas. Discutem-se os conceitos de Automação de Bibliotecas, Gestão de Conteúdo e Bibliotecas/Repositórios Digitais para estabelecer abordagens que fomentem a compreensão e problematização das tecnologias no ensino de Biblioteconomia. Como ambiente de produção criativa, publicação de conteúdo e gerenciamento de recursos bibliográficos, implementou-se um conjunto de ferramentas em um servidor local e remoto para prover o acesso às principais aplicações. A infraestrutura proposta possibilitou incorporar ferramentas computacionais no contexto das bibliotecas através de discussões e experimentações em sala de aula, laboratório de pesquisa e oficinas em bibliotecas comunitárias. Palavras-Chave: Ensino de Biblioteconomia. Gestão de Conteúdos na Web. Automação de Bibliotecas. Bibliotecas e Repositórios Digitais. Link: https://seer.ufs.br/index.php/conci/article/view/10247/7864

Referência(s)