
ADAPTAÇÕES E IMPROVISAÇÕES: A PEDAGOGIA JESUÍTICA NOS PRIMEIROS TEMPOS DO BRASIL COLONIAL
2018; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.0000/rtpe.v20i1.44754
ISSN2237-8707
AutoresMarisa Bittar, Amarílio Ferreira,
Tópico(s)History of Colonial Brazil
ResumoEste estudo apresenta a pratica pedagogica da Companhia de Jesus no Brasil colonial focalizando a relacao entre o ensino de humanidades e a instrucao de oficios manuais. O artigo e composto por tres partes. Inicialmente, apresentamos as casas de ler e escrever, instituidas em 1549, quando chegou Vicente Rodrigues, o “primeiro Mestre Escola do Brasil”. Em seguida tratamos do teatro como recurso para a catequese e como elemento de transmissao da lingua portuguesa sobre os demais idiomas que coexistiam na diversidade de etnias e culturas da epoca. Na terceira parte, abordamos o ensino de oficios necessarios ao funcionamento da missao jesuitica. Ao focalizarmos as casas de ler e escrever, o ensino de oficios, a musica e o teatro, nosso objetivo e mostrar que a pratica pedagogica dos jesuitas no Brasil durante os seculos XVI e XVII foi fruto de uma dialetica entre imposicao (padrao ocidental), adaptacao ao meio e improvisacao.
Referência(s)