Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Iconographies de la résistance : le cas de quatre artistes portugais à Londres dans les années 1950

2019; Associação de Actividades Científicas; Issue: 74 Linguagem: Português

10.4000/lerhistoria.4854

ISSN

2183-7791

Autores

Leonor de Oliveira,

Tópico(s)

French Historical and Cultural Studies

Resumo

Este artigo centra-se nos percursos criativos de Paula Rego, Bartolomeu Cid dos Santos, João Cutileiro e Jorge Vieira em Londres nos anos 1950. A sua circulação entre Portugal e o Reino Unido evidencia o mapa político complexo da Europa ocidental do pós-guerra, que incluía duas realidades distintas, democrática e ditatorial. Deste modo, apesar de a saída de Portugal destes artistas não ter sido motivada por fatores políticos, o seu trabalho incorporou denúncia e crítica contra a ditadura em Portugal e contra a sua política colonial. O experimentalismo criativo estimulado pelo contacto com outras referências artísticas associou-se, então, a uma postura de resistência ao regime e à promoção de uma imagem politicamente orientada da história e identidade portuguesas, definindo assim uma nova iconografia crítica. As obras produzidas por estes artistas devem, finalmente, ser entendidas, quer no plano nacional, quer no plano internacional, como expressões da contemporaneidade e das suas múltiplas vivências.

Referência(s)