Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Organizational learning in public organizations: an integrative review

2019; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português

10.22279/navus.2019.v9n3.p112-123.875

ISSN

2237-4558

Autores

Denise de Cuffa, Andrea Valéria Steil,

Tópico(s)

Construction Project Management and Performance

Resumo

Esta revisão analisa os resultados de pesquisas empíricas sobre aprendizagem organizacional (AO) em organizações públicas. Foi utilizado o método de revisão integrativa para buscas em duas bases de dados internacionais. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, doze estudos foram selecionados para análise. Os resultados indicaram que AO em organizações públicas consiste em um tema relativamente recente e pouco explorado em estudos empíricos. Em sua maioria qualitativos, os estudos descrevem a AO a partir do foco em mudanças organizacionais e identificam elementos que inibem (culpa e cautela) ou facilitam (delegação de poder, coaching gerencial positivo, comunicação ativa, por exemplo) o processo de aprendizagem organizacional. Em menor quantidade, foram identificados estudos quantitativos, que investigam os antecedentes à AO, como a aquisição e a transformação do conhecimento e a cultura de aprendizagem; e um consequente à AO, o desempenho organizacional. O artigo analisa estes resultados e apresenta uma agenda de pesquisas para o construto.

Referência(s)