
Organizational learning in public organizations: an integrative review
2019; Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial; Volume: 9; Issue: 3 Linguagem: Português
10.22279/navus.2019.v9n3.p112-123.875
ISSN2237-4558
AutoresDenise de Cuffa, Andrea Valéria Steil,
Tópico(s)Construction Project Management and Performance
ResumoEsta revisão analisa os resultados de pesquisas empíricas sobre aprendizagem organizacional (AO) em organizações públicas. Foi utilizado o método de revisão integrativa para buscas em duas bases de dados internacionais. Após a aplicação de critérios de inclusão e exclusão, doze estudos foram selecionados para análise. Os resultados indicaram que AO em organizações públicas consiste em um tema relativamente recente e pouco explorado em estudos empíricos. Em sua maioria qualitativos, os estudos descrevem a AO a partir do foco em mudanças organizacionais e identificam elementos que inibem (culpa e cautela) ou facilitam (delegação de poder, coaching gerencial positivo, comunicação ativa, por exemplo) o processo de aprendizagem organizacional. Em menor quantidade, foram identificados estudos quantitativos, que investigam os antecedentes à AO, como a aquisição e a transformação do conhecimento e a cultura de aprendizagem; e um consequente à AO, o desempenho organizacional. O artigo analisa estes resultados e apresenta uma agenda de pesquisas para o construto.
Referência(s)