
Relação entre inteligência e competências socioemocionais em crianças e adolescentes
2019; Pontifical Catholic University of Peru; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português
10.18800/psico.201902.002
ISSN2223-3733
AutoresTatiana de Cássia Nakano, Isabella Della Torre de Moraes, Allan Waki de Oliveira,
Tópico(s)Emotional Intelligence and Performance
ResumoA combinação entre as habilidades cognitivas e socioemocionais tem sido foco de interesse da literatura científica, dado o impacto de ambas sobre resultados educacionais, mercado de trabalho e comportamento social.Diante desse quadro, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar a relação entre os construtos.Participaram do estudo 362 estudantes brasileiros do 3 o ano (n=168) e 5 o ano (n=194) do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 15 anos (M=10.3anos; DP=1.33), sendo 180 do gênero feminino.Os participantes responderam a cinco subtestes de raciocínio para avaliação da inteligência (verbal, abstrato, numérico, espacial e lógico) e uma escala para avaliação das habilidades socioemocionais (composta pelos fatores de abertura a novas experiências, consciencia, extroversão, amabilidade, lócus de controle e estabilidade emocional).Os resultados mostraram correlações significativas entre os seis fatores que compõem as competências socioemocionais e a pontuação total na medida de inteligência, de modo a confirmar a importância de que ambas sejam estimuladas nos diferentes contextos.Palavras-chave: aspectos
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