Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Relação entre inteligência e competências socioemocionais em crianças e adolescentes

2019; Pontifical Catholic University of Peru; Volume: 37; Issue: 2 Linguagem: Português

10.18800/psico.201902.002

ISSN

2223-3733

Autores

Tatiana de Cássia Nakano, Isabella Della Torre de Moraes, Allan Waki de Oliveira,

Tópico(s)

Emotional Intelligence and Performance

Resumo

A combinação entre as habilidades cognitivas e socioemocionais tem sido foco de interesse da literatura científica, dado o impacto de ambas sobre resultados educacionais, mercado de trabalho e comportamento social.Diante desse quadro, a presente pesquisa teve como objetivo, investigar a relação entre os construtos.Participaram do estudo 362 estudantes brasileiros do 3 o ano (n=168) e 5 o ano (n=194) do Ensino Fundamental, com idades entre 8 e 15 anos (M=10.3anos; DP=1.33), sendo 180 do gênero feminino.Os participantes responderam a cinco subtestes de raciocínio para avaliação da inteligência (verbal, abstrato, numérico, espacial e lógico) e uma escala para avaliação das habilidades socioemocionais (composta pelos fatores de abertura a novas experiências, consciencia, extroversão, amabilidade, lócus de controle e estabilidade emocional).Os resultados mostraram correlações significativas entre os seis fatores que compõem as competências socioemocionais e a pontuação total na medida de inteligência, de modo a confirmar a importância de que ambas sejam estimuladas nos diferentes contextos.Palavras-chave: aspectos

Referência(s)