
Feliz 2011: banco não vende caridade; vende consultoria. Uma leitura crítico-interpretativa da propaganda de ano novo do banco Itaú
2012; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 11; Issue: 15 Linguagem: Português
ISSN
1809-3507
Autores Tópico(s)Business and Management Studies
ResumoEste artigo problematiza como o mercado e instituicoes que o compoem tem se utilizado de valores que lhe sao absolutamente contraditorios para conquistar mais consumidores, subvertendo os sentidos esperados, para construir novas significacoes, num jogo de identificacao que faz parecer o outro. Para tanto, analiso a propaganda de ano novo do Banco Itau veiculada nas principais emissoras de TV em territorio nacional. Baseado na linguistica sistemico-funcional, analiso a funcao interpessoal da linguagem presente no texto da propaganda do Banco Itau, com o fim de investigar como o Banco age para persuadir os telespectadores brasileiros de que esta de fato preocupado com suas necessidades e de que e a empresa mais adequada para atende-los. Tambem analiso, a partir do conceito da polifonia, como o Banco torna presente as vozes dos telespectadores, a partir de suas reflexoes, como estrategia para mostrar-se solidario com elas. Fica demonstrado neste artigo como a linguagem, mais do que comunicar, interage, persuade, induz a comportamentos e atitudes, sendo elemento constituinte e constitutivo da experiencia humana.
Referência(s)