Artigo Revisado por pares

PROJETO AMIGOS DA MATEMÁTICA – CONTRIBUIÇÕES E DESAFIOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE FLUMINENSE DARCY RIBEIRO; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

2358-8411

Autores

Muriele Cristina Pimenta Aleixo, Luciane da Silva Oliveira, Viviane da Silva Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

A pesquisa buscou avaliar a implementacao do Projeto de Extensao “Amigos da Matematica” na E. E. Emilia Esteves Marques, em Carangola/MG, no ano de 2017, com o objetivo de desenvolver aulas de reforco escolar em Matematica para alunos do 6o ano do Ensino Fundamental e conhecer o perfil participantes. Foram desenvolvidas aulas de reforco com 19 alunos da escola, durante oito meses, selecionados atraves de uma atividade diagnostica. Foi possivel descobrir atraves da atividade diagnostica e durante as aulas, que as principais dificuldades dos alunos estavam relacionadas as operacoes basicas da aritmetica. Diversas atividades foram elaboradas e realizadas para ajuda-los a vencer o desafio, sendo observado pelos professores de Matematica das turmas participantes, melhora significativa no rendimento dos alunos, tanto em relacao aos conhecimentos aritmeticos, como na compreensao de conceitos relacionados a algebra e a geometria com melhora nas notas bimestrais.

Referência(s)