Artigo Acesso aberto

Investigação sobre Cyberbullying, em Portugal e Europa – alguns programas, projetos e as percepções de estudantes, professores e pais

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

10.9771/re.v8i1.25178

ISSN

2317-1219

Autores

Teresa Pessôa, Piedade Vaz-Rebelo, Magdalena Goc, Emmanouil Kontogiann, Galina Netova, Suheyla Keles, Nikos Lekkos,

Tópico(s)

Bullying, Victimization, and Aggression

Resumo

O desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC) representa enormes vantagens para a gestão e conforto da vida do quotidiano, para a vida da escola e, de modo muito particular, para a vida das famílias e dos jovens. As crianças e jovens, que nascem neste ‘admirável mundo novo’, carecem, porém, de suporte que sustente o desenvolvimento de uma cidadania digital. De facto, hoje reconhece-se que a par destas vantagens há riscos importantes associados à utilização da Internet e das TIC – como é o caso do cybebullying! O cyberbullying um problema emergente nas nossas escolas e sociedade, carece de investigação e compreensão e divulgação junto de pais e professores que não conhecem e não sabem lidar com os novos perigos que hoje espreitam as crianças e os alunos Neste artigo referem-se diversos estudos em Portugal e na Europa. Mais concretamente apresenta-se, por um lado, o projeto Camouflage and safety in the virtual World, financiado pelo programa Erasmus+ 2015-1-PL01-KA201-016817, desenhado e implementado em conjunto com parceiros da Polónia (coordenação), Bulgária, Chipre e Grécia, Portugal e Turquia. Por outro lado, descreve-se um estudo, levado a cabo no âmbito do referido projeto, que visou conhecer a experiência sobre o cyberbullying de estudantes, professores e pais, nos diferentes países, através de um questionário construído para o efeito. O trabalho é enquadrado por uma leitura crítica e fundamentada na recente investigação, de alguns dados relevantes nesta área de investigação conducentes à compreensão do fenómeno de cyberbullying

Referência(s)