Artigo Produção Nacional

Conhecimentos de Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sobre os Números Racionais e Sobre seu Ensino na Educação Básica

2019; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.17921/2176-5634.2018v11n3p253-260

ISSN

2176-5634

Autores

Norma Kerches de Oliveira Rogeri, Ruy César Pietropaolo, Maria Elisabette Brisola Brito Prado,

Tópico(s)

Diverse scientific research topics

Resumo

Apresentamos, neste artigo, uma interpretacao dos conhecimentos explicitados por um grupo de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de escolas publicas de Sao Paulo, sobre numeros racionais e seu ensino, com enfase em sua representacao decimal. Os dados examinados foram coletados pela aplicacao de questionarios envolvendo itens relativos ao conhecimento do conteudo especifico “numeros racionais e suas representacoes fracionarias e decimais” e conhecimentos pedagogicos sobre esse tema, com o objetivo de identificar conhecimentos e praticas dos professores a respeito do processo de ensino e de aprendizagem de nocoes concernentes a essa tematica. As respostas revelaram concepcoes inconsistentes sobre os numeros racionais e seu ensino. A imagem conceitual referente aos numeros racionais elaborada pela maioria dos participantes era predominantemente constituida por nocoes relativas as fracoes. Embora a ideia de quociente faca parte das nocoes essenciais dos numeros racionais apresentadas nos curriculos prescritos, nao apareceu como tal nos conhecimentos dos professores. Os criterios de comparacao de numeros racionais em sua representacao decimal utilizados por eles se apoiavam em criterios envolvendo numeros inteiros com a virgula representando apenas um ponto que separa duas partes de um numero: a parte inteira e a decimal, revelando com isso, equivocos no repertorio do grupo. Esses resultados colocam em destaque lacunas nos programas praticados nos cursos de formacao inicial e/ou continuada de professores de Matematica e apontam para a necessidade de haver, em processos formativos, uma articulacao entre diferentes abordagens, estrategias e materiais para os processos de ensino e aprendizagem de numeros racionais, representados na forma decimal Palavras-chave: Numeros Racionais. Numeros Decimais. Conhecimento Matematico para o Ensino.AbstractThis paper presents an interpretation of the knowledge explicitly showed by a group of early primary school teachers in public schools of Sao Paulo on rational numbers and its teaching, focusing on its decimal representation. Data under analysis was collected through questionnaires on knowledge of the specific content “rational numbers and their fraction and decimal representations”, as well as pedagogic knowledge on this, aiming to identify knowledges and practices of teachers with respect to the teaching and learning process regarding notions associated to this theme. Answers showed inconsistent conceptions on rational numbers and teaching them. The conceptual image concerning rational numbers that most participants had was predominantly built by notions related to fractions. Although the idea of quotient is part of curricula as an essential notion for rational numbers, teachers’ knowledge did not show that. Comparison criteria of rational numbers in their decimal representation were supported by criteria involving integers, with a comma representing just a mark separating two parts of a number; the integer and the decimal, revealing errors in the teachers’ knowledge. These results underscore gaps in programs of early and/or continued formation of Math teachers, pointing to the need in formative processes of an articulation between different approaches, strategies, and materials for teaching and learning processes regarding rational numbers in their decimal form. Keywords: Rational Numbers; Decimal Numbers; Mathematical Knowledge for Teaching

Referência(s)