Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Les cinémathèques-musées au cœur de la patrimonialisation du cinéma en France (1936-1968)

2019; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 8; Issue: 15 Linguagem: Português

10.26512/museologia.v8i15.24665

ISSN

2238-5436

Autores

Stéphanie-Emmanuelle Louis,

Tópico(s)

Cinema and Media Studies

Resumo

O museu se demonstrou um mecanismo essencial para a patrimonialização do cinema na França. Produto da cinefilia do entreguerras, a Cinémathèque française trabalhou desde a sua criação em 1936 para a assimilação da cinemateca à um museu de arte. Na ausência de um dispositivo estatal eficaz, ela se encarregou também da conservação de filmes em âmbito nacional até a criação de um serviço especializado junto ao CNC pós 1968. No processo de formalização e de organização das instituições patrimoniais na França, a Cinemateca-Museu foi percebida tanto como modelo como contra-modelo. Ela contribuiu para a conexão das noções de patrimônio e museu no campo do cinema.

Referência(s)