Artigo Acesso aberto Produção Nacional

As diferentes faces da sociedade francesa: as origens étnicas nos livros didáticos de Francês como Língua Estrangeira (The different faces of French society: the ethnic origins in the textbooks of French as a Foreign Language)

2018; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22481/el.v16i2.4990

ISSN

1982-0534

Autores

Christianne Benatti Rochebois,

Tópico(s)

Linguistic and Sociocultural Studies

Resumo

Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a constituição da diversidade das origens que compõem a França atualmente em três livros de francês como língua estrangeira. Verificamos se eles fornecem ao aluno as chaves para conhecer e compreender as diferentes faces da sociedade francesa em relação à evolução da composição social da população. Com este objetivo, observamos como os livros didáticos introduzem e desenvolvem a diversidade de origens, o que reflete a diversidade cultural. A análise mostra que os livros didáticos permanecem na superfície dos fenômenos culturais e impõem modelos linguísticos e comportamentais não só apenas aos professores, mas também aos alunos.PALAVRAS-CHAVE: Didática da linguagem. Diversidade cultural. Língua estrangeira francesa.

Referência(s)
Altmetric
PlumX