NARRATIVAS DE VIDA E PERFIL DO DIRETOR DE ESCOLA
2019; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português
10.24936/2177-4986.v12n2.2019.720
ISSN2177-4986
AutoresJosé Paulo Da Rosa, Maria Helena Menna Barreto Abrahão,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta um perfil do diretor de escola, a partir de pesquisa baseada na narrativa de vida de quatro diretores de escolas de bom desempenho, três do Rio Grande do Sul e uma de Singapura. As três escolas do RS destacam-se por seus resultados, no ENEM e no IDEB. A escola de Singapura foi apresentada como destaque pela Embaixada brasileira, acrescido do fato de que aquele país obteve o melhor resultado do mundo no PISA de 2015. São trabalhados conceitos sobre gestão, avaliação, desempenho, ENEM, IDEB e PISA. Além disso, é abordada a metodologia de pesquisa baseada em narrativas de vida. Por fim, é proposto o radar do perfil do diretor da escola de bom desempenho. Palavras chave: Gestão escolar, desempenho, avaliação, direção de escola, narrativas de vida.
Referência(s)