
A Música na Revista da FUNDARTE: Contribuições para o pensamento educativo-musical
2019; Volume: 38; Issue: 38 Linguagem: Português
10.19179/2319-0868.642
ISSN2319-0868
AutoresBruno Félix da Costa Almeida, Cristina Rolim Wolffenbüttel,
Tópico(s)Music Education and Analysis
ResumoO estudo apresenta o “estado da arte” na Revista da FUNDARTE, em se tratando da linguagem em Arte-Música, e suas possíveis articulações ao campo educativo-musical. O referencial teórico consiste nos pressupostos de Kraemer (2000) sobre os usos e funções do conhecimento pedagógico-musical. A metodologia utilizada inclui as abordagens Quali-quantitativa, e a Análise de Discurso, enquanto método. Para a análise dos dados, a Análise de Conteúdo. A diversidade das temáticas em Música publicadas nos 87 textos selecionados na Revista da FUNDARTE possibilitou a compreensão da importância da articulação dos conhecimentos gerais em Música às perspectivas educativo-musicais, em prol de uma reflexão abrangente ao campo da Educação Musical contemporânea.
Referência(s)