Uso de recursos tecnológicos em sala de aula e aulas de laboratório: uma percepção dos estudantes do Ensino Médio
2011; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1983-2656
AutoresArthur Barrêtto de Almeida Costa, Daniel Ventura, Ana Carolina Ferreira Guimarães, Leonardo Martins Costa,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNo presente trabalho, apresentamos as respostas de 480 alunos de uma escola de ensino medio de referencia (o Colegio de Aplicacao da Universidade Federal de Vicosa), dadas em um questionario de multipla escolha, avaliando a importância das praticas educacionais alternativas adotadas pela escola. Estas consistem em: aulas de laboratorio tres vezes por semana; uso recorrente de data show; uso de videos durante as aulas. A maioria dos estudantes considerou positivas as praticas: apenas quatro por cento dos alunos afirmaram que as aulas laboratoriais de fisica e de quimica nao sao positivas para o aumento de seu conhecimento. Alem disso, os alunos consideraram a disciplina de fisica como a mais propicia para o uso de simulacoes por computador; e a de historia como as mais adequadas para se fazer uso de videos. Apenas 34% desaprovaram o data show. Portanto, os alunos consideram boas as praticas adotadas no CAp/UFV.
Referência(s)