Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O EDITAL CAPES No 07/2018 E A RECONFIGURAÇÃO DO PIBID: SENTIDOS DE DOCÊNCIA EM DISPUTA

2019; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA; Volume: 15; Issue: 33 Linguagem: Português

10.22481/praxisedu.v15i33.5277

ISSN

2178-2679

Autores

Talita da Silva Campelo, Giseli Barreto da Cruz,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Este artigo analisa sentidos de docência em disputa em face da reconfiguração do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) mediante a promulgação do edital CAPES no 07/2018. É seu objetivo compreender os significados e as interpretações sobre as mudanças do PIBID na perspectiva daqueles que atuaram em seus múltiplos contextos. Epistemologicamente, se desenvolve com base no ciclo de políticas, de acordo com a teoria de Ball, e na concepção de formação e desenvolvimento profissional docente defendida por Roldão e Zeichner. Metodologicamente, optou-se pela análise documental dos marcos reguladores do programa, bem como realização de entrevistas com integrantes de seus diferentes contextos: coordenadores gerais, presidentes do Fórum Nacional dos Coordenadores Institucionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (FORPIBID), coordenadores institucionais, coordenadores de área e professores supervisores. Conclui-se que o PIBID, enquanto política pública, encarnou as disputas pelos sentidos sobre a docência e a formação de professores. A análise dos dados mostra que essas disputas penderam nos últimos anos para influências mercadológicas vistas especialmente no último edital que muda substancialmente o PIBID ameaçando sua essência.

Referência(s)