Artigo Produção Nacional Revisado por pares

VESTÍGIOS DO MUNDO ANTIGO EM TRÊS ÉPICOS DE ORFEU

2016; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Issue: 11 Linguagem: Inglês

ISSN

2236-7403

Autores

Antônio Donizeti Pires,

Tópico(s)

Classical Antiquity Studies

Resumo

RESUMO: Orfeu (o mais importante poeta lendario antigo) e dos mitos mais fascinantes do panteao grego, alem de ser considerado fundador do culto de misterios que leva seu nome (Orfismo). O arcabouco narrativo do mito perfaz-se em quatro mitemas: a) a participacao de Orfeu na viagem dos Argonautas; b) seu amor pela ninfa Euridice, que logo lhe e arrebatada pela morte; c) sua catabase ao Hades, aonde vai para resgatar a esposa dos mortos: ele o consegue, mas ao olhar para tras infringe a proibicao dos reis infernais e perde Euridice definitivamente; d) a propria morte violenta de Orfeu, dilacerado pelas furiosas bacantes da Tracia. Aos quatro mitemas, soma-se o atributo geral do Vate portador da lira, cujo canto aliciante comovia e demovia animais, pedras e arvores, mas tambem homens e deuses. Orfeu, por isto, seria um heroi civilizador mais afeito a polis (e nao autor de facanhas grandiosas como Heracles ou Teseu), pois ensina pelo poder e pela sabedoria do canto (musica e poesia unidas, fundamentais na educacao grega).O carater civilizador de Orfeu transparece nos quatro mitemas (o primeiro e vincadamente epico; os outros tres sao lirico-dramaticos, conforme a riquissima tradicao artistico-literaria que engendraram). Para o momento, pretende-se apresentar criticamente as tres epopeias Argonauticas legadas pelo mundo antigo: a de Apolonio de Rodes (contexto helenistico; sec. III a.C.), a de Valerio Flaco (contexto imperial romano, de restauracao; sec. I. d. C.) e a considerada anonima (sec. IV d. C.), estudando-as numa perspectiva comparativa que problematize historia e religiao, mito (Orfeu) e sociedade, literatura e filosofia. PALAVRAS-CHAVE: Poesia epica. Historia antiga. Mitologia. Orfismo. Filosofia antiga. ABSTRACT: Orpheus (the most important ancient legendary poet) is one of the most fascinating myths of the Greek pantheon, besides being considered the founder of the cult of mysteries named after him (Orphism). The narrative framework of the myth is made up of four mythemes: a) the participation of Orpheus in the voyage of the Argonauts; b) his love for the nymph Eurydice, who is soon snatched away by death; c) his katabasis to Hades, where he goes to rescue his wife from the dead: he manages to do it, but when he turns to look back at her he violates the prohibition of the infernal kings and loses Eurydice forever; d) Orpheus' own violent death, torn apart by the furious maenads of Thrace. The general attribute of the poet who played the lyre is summed up to the four mythemes; his alluring songs touched and dissuaded animals, rocks and trees, but also men and gods. Orpheus, therefore, would be a civilizing hero more inclined to the polis (and not the author of grand exploits as Heracles or Theseus), as he teaches through the power and the wisdom of the song (music and poetry united, essential in Greek education).The civilizing character of Orpheus is evident in the four mythemes (the first is markedly epic; the other three are lyric-dramatic, according to the rich artistic-literary tradition that they engendered). For the moment, we intend to critically present the three Argonautic epopees bequeathed by the ancient world: the one from Apollonius of Rhodes (Hellenistic context; 3rd century B.C.), the one from Valerius Flaccus (Roman Imperial Restoration context; 1st century A.C.) and the one considered anonymous (4th century A.C.), studying them in a comparative perspective that problematizes history and religion, myth (Orpheus) and society, literature and philosophy. KEYWORDS: Epic Poetry. Ancient history. Mythology. Orphism. Ancient philosophy.

Referência(s)