Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

UNIVERSIDADE E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TERRITÓRIO DE VIDAS E CULTURAS

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ; Volume: 7; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18542/nra.v7i1.6983

ISSN

2318-1346

Autores

Joana d’Arc de Vasconcelos Neves, Rogério Andrade Maciel, Ana Paula Vieira e Souza, Raquel Amorim dos Santos,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Neste artigo, analisamos as ações desenvolvidas entre a Universidade Federal do Pará (UFPA), Conselho de Juventude e duas escolas que ofertam EJA na rede pública de ensino municipal de Bragança-Pa. Na produção dos dados, consideramos as etapas formuladas do Projeto EJA: Território de Vida e Cultura que compreende: a) diagnóstico da realidade da EJA; b) Realização de oficinas: teatro, pintura em camisas e formação de professores; c) a visão dos alunos e dos professores sobre o projeto. Os resultados apontaram para uma experiência propositiva de reconfiguração da própria modalidade, trazendo para EJA um currículo que envolveu cultura, organização da juventude e formação continuada de professores em um movimento coletivo ressignificando a EJA em territórios de vida e culturas.

Referência(s)