Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O saber profissional do professor que ensina matemática: considerações teórico-metodológicas

2019; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português

10.24280/ape.v4i11.500

ISSN

2448-2803

Autores

Eliene Barbosa Lima, Wagner Rodrígues Valente,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Neste artigo, analisamos uma possibilidade teórico-metodológica para uma historiografia que trata dos processos de profissionalização dos professores que ensinariam matemática em diversos contextos brasileiros. Em específico, tratamos dos saberes a ensinar e saberes para ensinar, os quais vêm sendo mobilizados pelo GHEMAT para teorizar sobre uma matemática a ensinar e matemática para ensinar, que podem ser estabelecidas a depender das interrogações do pesquisador, consoante com o aparato teórico-metodológico escolhido. Consideramos que tal opção como possível, mediante a um crescente diálogo do historiador da educação matemática com a História Cultural.

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