
Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/2175-623688363
ISSN2175-6236
AutoresLucilene Rezende Alcanfor, Jorge Garcia Basso,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoResumo: Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à reflexão sobre a importância das culturas africanas e afrodescendentes na Educação Básica.
Referência(s)