Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Infância, Identidade Étnica e Conhecimentos de Matriz Africana na Escola

2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 44; Issue: 2 Linguagem: Português

10.1590/2175-623688363

ISSN

2175-6236

Autores

Lucilene Rezende Alcanfor, Jorge Garcia Basso,

Tópico(s)

Rural and Ethnic Education

Resumo

Resumo: Este artigo analisa a produção literária infantil e juvenil do escritor Reginaldo Prandi, que aborda a mitologia iorubá e a cultura iorubá-descendente no Brasil, com o propósito de apresentar suas possibilidades de uso como literatura e material didático na escola. Com base na seleção de seis obras do autor, procura-se situar esta produção no conjunto dos seus escritos, com vistas a examinar as representações de infância e criança expressas nessas narrativas. O ensaio articula temas como identidade étnica, diáspora africana, educação antirracista e decolonial, como contribuição à reflexão sobre a importância das culturas africanas e afrodescendentes na Educação Básica.

Referência(s)