Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O ensino de Geometria em tempos de matemática moderna em Minas Gerais

2019; Universidade do Vale do Sapucaí- Univás; Volume: 4; Issue: 11 Linguagem: Português

10.24280/ape.v4i11.524

ISSN

2448-2803

Autores

Thiago Neves Mendonça, Maria Cristina Araújo de Oliveira,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

O presente artigo discute marcas do Movimento da Matemática Moderna (MMM) presentes em materiais utilizados e/ou confeccionados pela professora Myriam Boardman de Oliveira, durante sua atuação no ensino primário mineiro entre as décadas de 1960 e 1980. Os resultados evidenciam o estudo das figuras geométricas com nuances de teoria dos conjuntos, sobretudo pela linguagem; com noções e princípios representativos do MMM como a correspondência biunívoca, a precisão da linguagem e a justificativa de propriedades. Contudo, embora a iniciação à Geometria por meio de uma abordagem topológica tenha sido uma das propostas importantes da Matemática Moderna para os primeiros anos escolares, esta perspectiva não parece ter repercutido. A Geometria euclidiana estudada com atividades de construção com régua, compasso, transferidor, o recurso aos materiais didáticos ou manipuláveis – planificações, entre outros – transformou o modo como a Geometria era ensinada/aprendida.

Referência(s)
Altmetric
PlumX