
SOFTRAIZES – Um software educacional para apoio ao ensino de Cálculo Numérico
2010; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
10.47385/cadunifoa.v5i1.2449
ISSN1982-1816
AutoresGiovanna Ramos Leite Teixeira, C. V. A. Carvalho,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoUma das formas de utilizar a informatica como apoio ao ensino e atraves de um sistema computacional educativo. Tais sistemas tem o objetivo de melhorar o processo ensino-aprendizagem de um conteudo ou assunto educacional. Este trabalho apresenta o estudo e desenvolvimento de um software educativo para apoio ao ensino da disciplina calculo numerico, com foco principal, nos metodos de determinacao de raizes de equacoes algebricas nao-lineares e transcendentais. O software, chamado de SOFTRAIZES, tem como principal caracteristica a possibilidade de visualizacao grafica do processo de determinacao das raizes, facilitando e melhorando a interpretacao dos conteudos teoricos e auxiliando o desenvolvimento da capacidade de analise e interpretacao de resultados. E importante ressaltar, que o uso de um sistema computacional com enfoque educacional, nao deve ser considerado como uma maquina de ensinar. Ele deve ser usado como uma ferramenta auxiliar que permita a reflexao e autonomia do aluno na construcao de ideias, bem como trabalhar com o erro adicionando a possibilidade de interacao entre professor e aluno, da oportunidade da troca de ideias entre participantes de mesmo grupo e da facilidade de efetuar novos experimentos. Outra caracteristica dos softwares educacionais e que eles medeiam a pratica pedagogica oferecendo desafios importantes voltados a producao intelectual, em que o aluno passa a ser produtor de conhecimento e a acao docente da lugar a relacao dialogica que permite ao professor e ao aluno aprender a aprender, num processo coletivo para a producao do conhecimento. O papel do professor esta mudando, se transformando e com a utilizacao deste recurso espera-se que a mediacao do professor seja muito mais necessaria durante todo o processo de aprendizagem.
Referência(s)