Quando a propaganda se torna parte da cena: product placement em Deadpool
2019; Centro Universitário Internacional (UNINTER); Volume: 7; Issue: 12 Linguagem: Português
10.21882/ruc.v7i12.770
ISSN2357-9870
AutoresTatiana Leite de Sousa, Gustavo Souza Santos,
Tópico(s)Healthcare during COVID-19 Pandemic
ResumoA saturacao das praticas publicitarias convencionais desenvolve processos de reorganizacao da mensagem persuasiva, tornando as abordagens tradicionais remodeladas ou ressignificadas. A tecnica de product placement , amplamente difundida em produtos de cultura pop e entretenimento, e parte de novos exercicios publicitarios em busca de adesao e eficacia por meio de taticas menos intrusivas. Desse modo, na correlacao desses processos, este estudo objetivou analisar o desenvolvimento da pratica de product placement no filme Deadpool (2016). Identificou-se um total de 24 insercoes de product placement nas categorias automoveis; bebidas e alimentos; infantil; vestuario; moveis, eletrodomesticos e eletronicos; midia; e servicos. As insercoes foram categorizadas - a partir de Lehu (2007) - entre corporativas, classicas e apenas duas evocativas, nao havendo nenhuma encoberta. Dentro desta categorizacao o product placement classico foi o mais utilizado, tendo um total de 14 insercoes deste tipo. Com a pratica, a publicidade deixa de ser percebida como invasiva, podendo ser relacionada pelo espectador como algo positivo, integrado a narrativa midiatica, isto e, parte de sua experiencia de entretenimento. DOI: 10.21882/ruc.v7i12.770 Recebido em: 23/11/2018 Aceito em: 08/06/2019
Referência(s)