Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita
2019; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.14 nº 26 Linguagem: Português
10.4000/cp.4134
ISSN2183-2269
AutoresAna Paula Natal, Mariana Gaio Alves,
Tópico(s)Global Education and Multiculturalism
ResumoA ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatização da imprensa escrita na construção desta política educativa. Recorrendo à análise do discurso consideramos assuntos abordados, recursos mobilizados, estratégias discursivas e posições ideológicas presentes no discurso. Os resultados evidenciam diferenças na forma como esta política foi interpretada nestes jornais e no papel destes na mediação e mediatização, ou seja, na produção e circulação da informação e da sua interpretação, assim como nos processos de obtenção de poder por parte dos agentes.
Referência(s)