Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Mediatização de políticas de aprendizagem ao longo da vida: a Iniciativa Novas Oportunidades na imprensa escrita

2019; Escola Superior de Comunicação Social; Issue: Vol.14 nº 26 Linguagem: Português

10.4000/cp.4134

ISSN

2183-2269

Autores

Ana Paula Natal, Mariana Gaio Alves,

Tópico(s)

Global Education and Multiculturalism

Resumo

A ideia de aprendizagem ao longo da vida assumiu grande centralidade em Portugal através da Iniciativa Novas Oportunidades (INO), que mobilizou amplamente a população e muito em particular os adultos. No artigo explora-se o modo como a INO foi interpretada, enquanto notícia e reportagem, em dois jornais - Expresso e Correio da Manhã - entre 2005 e 2013, analisando o papel de mediação e mediatização da imprensa escrita na construção desta política educativa. Recorrendo à análise do discurso consideramos assuntos abordados, recursos mobilizados, estratégias discursivas e posições ideológicas presentes no discurso. Os resultados evidenciam diferenças na forma como esta política foi interpretada nestes jornais e no papel destes na mediação e mediatização, ou seja, na produção e circulação da informação e da sua interpretação, assim como nos processos de obtenção de poder por parte dos agentes.

Referência(s)