
Uma proposta de acolhimento do estudante do Ensino Superior
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 9; Linguagem: Português
10.35699/2237-5864.2019.2554
ISSN2358-6338
AutoresAna Cristina Fricke Matte, Adriane Teresinha Sartori, Daniervelin Renata Marques Pereira,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoO objetivo deste artigo é relatar uma experiência de criação e desenvolvimento do Ambiente Livre e Colaborativo do Estudante (ALCE), na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, em funcionamento desde o segundo semestre de 2017. O projeto partiu da dificuldade do estudante, por vários motivos, de inserir-se efetivamente em práticas acadêmicas que são exigência desse nível de ensino. Diante desse diagnóstico, com base em fundamentos da pedagogia crítica de Paulo Freire, da Cultura Livre e de multiletramentos, uma equipe de docentes da Faculdade propôs um ambiente de acolhimento online e presencial. O ALCE tem alcançado seus objetivos, por propiciar ao estudante da Faculdade sentir-se acolhido, participante efetivo de seu curso, respeitado na sua individualidade e motivado a colaborar com o outro.
Referência(s)