Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Um estudo de caso sobre o design de recursos educacionais abertos multiculturais

2019; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 8; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v8i9.1301

ISSN

2525-3409

Autores

Edie Correia Santana, Ismar Frango Silveira,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

A representação de questões culturais nos recursos educacionais abertos (REA) é de fundamental importância, pois além de atender as premissas dos REAs, favorecendo o reuso e a qualidade de conteúdo, contribui para uma educação mais aberta e inclusiva ao representar os contextos culturais de alunos e professores nos REAs. O objetivo desta pesquisa é apresentar um estudo de caso sobre o design de recursos educacionais abertos multiculturais (REAM) utilizando um modelo de apoio para a representação de questões culturais durante o processo de design. Para esta pesquisa utilizou-se uma abordagem quali-quantitaiva, tendo como estratégia um estudo de caso na realização de um experimento de design em formato de oficina com 18 alunos e 1 professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso - Campus São Vicente (IFMT), no qual foram produzidos vídeos educativos, utilizando o REAM Metamodel como apoio. As análises dos dados mostraram que os participantes da oficina compreenderam a necessidade de se representar questões culturais em recursos educacionais e reconheceram a utilidade e a relevância do REAM Metamodel no design de REAMs.

Referência(s)
Altmetric
PlumX