A internacionalização do mercado brasileiro de derivados lácteos – análises sobre a atuação de oligopólios, oligopsônios e trade company
2019; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA; Volume: 34; Issue: 71 Linguagem: Português
ISSN
2177-5230
Autores Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO trabalho em questao apresenta uma analise sobre a influencia criada pelas Trade Company no mercado nacional de leite e derivados lacteos, promovendo por meio da oferta, a regulacao dos precos destes produtos no mercado e assim desdobrando flutuacoes nos precos praticados por toda a cadeia produtiva do leite – CPL. Ainda busca destacar que a variacao dos precos internacionais ainda estabelece comportamento ciclico nos volumes de importacao/exportacao, criando condicoes ideais para que grandes empresas nacionais e multinacionais possam condicionar os precos praticados principalmente para elos frageis do processo, neste caso o produtor rural, que tem a cotacao de sua mercadoria mais relacionada por aspectos internacionais do mercado do que pela sazonalidade do volume de producao condicionados pelos elementos naturais ou estruturais regionais de cada regiao do Brasil.
Referência(s)