
Formação de professores de Física e interdisciplinaridade: episódios de refração de políticas em narrativas de reforma curricular
2019; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 25; Issue: 2 Linguagem: Português
10.1590/1516-731320190020015
ISSN1980-850X
AutoresHenrique de Carvalho Calado, Maria Inês Petrucci-Rosa,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoResumo: A presente pesquisa focaliza o processo de reestruturação dos cursos de Licenciatura em Física da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) ocorrido entre 2001 e 2005, buscando compreender como a noção de interdisciplinaridade presente nas Diretrizes Curriculares Nacionais de Formação de Professores se modifica no caminho entre políticas curriculares e histórias de vida. Foram entrevistados cinco professores que participaram de tais processos, sendo quatro deles do Instituto de Física e uma da Faculdade de Educação. A partir dessas entrevistas foram produzidas mônadas, fragmentos de histórias que representam narrativas de história de vida, e que foram justapostas às narrativas sistêmicas, próprias da esfera política governamental, a fim de dar visibilidade à refração da política na prática. Como resultado da pesquisa, em contexto analítico, identificamos quatro episódios de refração: a formação equivalente, a demanda pela interdisciplinaridade, o trabalho em áreas de conhecimento, e as condições para transformar o currículo.
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