ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE GRAMÁTICA E O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
2019; UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO; Volume: 31; Issue: 1 Linguagem: Português
10.30681/2178-7476.2019.31.221236
ISSN2178-7476
AutoresRicardo Aparecido da Paixão, Anailton de Souza Gama,
Tópico(s)Linguistic Studies and Language Acquisition
ResumoA contemporaneidade traz consigo uma crise no ensino de Língua Portuguesa, tendo em vista que o que se ensina hoje, não condiz com a realidade linguística e nem surte os efeitos esperados no ensino. Prova disso é que o educando passa doze ou mais anos na educação básica e quando tem que ler e escrever por ocasião dos processos de ingresso no curso superior, não consegue articular um texto coeso e coerente. Sabe-se que alguma coisa precisa ser feita para mudar a forma de como ensinamos a Língua Portuguesa; ao mesmo tempo, o ensino de Língua Portuguesa confunde-se com o ensino de Gramática e, o que é pior, com a Gramática Normativa. É preciso que o profissional da educação, em especial o professor de língua portuguesa saiba diferenciar o ensino de Língua Portuguesa com o ensino de Gramática. Este artigo propõe refletir sobre essas questões e apontar possíveis caminhos para resolver ou amenizar um problema tão complexo. Para tanto, optamos por um percurso metodológico em que abordamos sobre o ensino de língua portuguesa e a crise do idioma; as concepções de linguagem, gramática e língua; as causas da crise e, por fim, apresentamos algumas propostas metodológicas.
Referência(s)