Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Uma sociologia sonora para “O Homem que desafiou o Diabo”

2019; UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO; Volume: 41; Issue: 1 Linguagem: Português

10.15603/2175-7755/cs.v41n1p225-255

ISSN

2175-7755

Autores

Maurício Monteiro,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Esse trabalho propõe estudar as sonoridades do filme “O Homem que desafiou o Diabo” de Moacyr Góes (2007). O diretor explorou vários estilos e gêneros, sempre a contemplar a música característica do nordeste brasileiro. A construção do herói Ojuara vem à maneira do imaginário europeu, mas suas ações são tipicamente brasileiras. O Diabo vira Cão Miúdo e samba. Por um lado, modalismo, tonalismo e impressionismo compõem a saga de Ojuara; por outro, o coco, o xote e o samba, descontroem o diabo e lhe dá roupagem tipicamente brasileira.

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