Uma experiência com o Google Earth: em busca de uma aprendizagem ativa e ao comprome-timento social de estudantes do ensino fundamental
2018; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresRégis Alexandre Lahm, Lorí Viali, Cassiano Scott Puhl, Thaísa Jacintho Müller,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoEste artigo apresenta uma experiencia didatica interdisciplinar e inovadora, desenvolvida por professores de Matematica e Ciencias utilizando os recursos tecnologicos para a resolucao de um problema. A experiencia didatica foi aplicada a estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Bom Principio/RS, cujo objetivo foi de analisar a area desmatada, na ultima decada (2006-2016), nas comunidades que os estudantes moram. Desse modo, o problema gerador estabelecido foi: “Na ultima decada, em que proporcao o desmatamento atingiu as comunidades dos estudantes da escola?”. A presente pesquisa fundamentou-se na utilizacao da estrategia de ensino por meio da Resolucao de Problemas e das Tecnologias de Informacao e Comunicacao (TIC), principalmente utilizando inteligencia geoespacial por meio sensoriamento remoto. No decorrer da experiencia didatica, os estudantes realizaram entrevistas na comunidade, levantaram dados na web e utilizaram imagens orbitais do software Google EarthTM para solucionar o problema.Por fim, os dados coletados apresentam fortes indicios que a Resolucao de Problemas alinhada com as TIC sao estrategias que proporcionam uma aprendizagem ativa aos estudantes, principalmente ao utilizar as geotecnologias para solucionar um problema que e do contexto do estudante. Desse modo e possivel formar estudantes criticos, criativos e preocupados com o meio em que vivem.
Referência(s)